No dia 23 de março, um marco histórico acontecerá em Campo Grande: o primeiro evento de desapego da cidade, o “Desapega Campo Grande”. Com localização no Parque Ayrton Senna, no Aero Rancho, das 08:00 às 16:00 horas. O evento é organizado pelo Coletivo de Brechós de Mato Grosso do Sul, juntando num mesmo espaço, pessoas que querem desapegar de roupas, calçados, acessórios, brinquedos, coisas de casa, decoração, livros e até plantinhas.
Com mais de 90 expositores confirmados, o Desapega Campo Grande contará com espaços de desapego, onde os visitantes poderão adquirir peças muito boas no precinho, porque o que não serve mais para algumas pessoas pode ser muito útil ,para outras.
“A ideia surgiu porque muita gente nos procurou querendo desapegar, mas nós só atuamos com pessoas que querem empreender no ramo de brechós. Então vimos que era a chance de darmos oportunidade para as pessoas que queriam somente praticar o desapego”, conta Val Reis, coordenadora do Coletivo de Brechós. “Quando a gente passa pra frente um objeto ou roupa que não nos serve mais, estamos aumentando a vida útil daquela peça, o que é sustentável e eco-friendly, gerando impacto positivo para o meio ambiente”.
Este evento pioneiro não se trata apenas de comércio, mas sim de uma oportunidade para a comunidade se reunir e promover a prática do desapego. “Desapegar vai além de simplesmente se desfazer de objetos. É uma forma de liberar espaço físico e mental, permitindo que novas energias e oportunidades entrem em nossas vidas”, destaca Amparim Lakatos, uma das organizadoras do evento. “Então além da sustentabilidade, tem também o lado conceitual desta prática, que ajuda as pessoas a deixarem ir, se tornarem mais livres e menos apegadas a coisas e pessoas”.
Para Ailana Lopes Pavão, pedagoga, ter um espaço onde é possível praticar o desapego era algo que faltava em Campo Grande. “Estou muito feliz em participar como expositora. Eu me inscrevi, pois tenho várias peças de roupas e calçados que quero passar pra frente. Já participo de outros eventos do Coletivo, mas este é especial, porque dá oportunidade para pessoas simplesmente se desapegarem de algo que não usam mais e fazerem uma graninha extra”, afirma. “Espero que seja a primeira de muitas”.